sábado, 30 de março de 2013

Breve História do Acordeon

Olá!!

Antes de dar início a um estudo mais detalhado sobre o acordeon e suas particularidades, vamos saber um pouco sobre sua história...


De acordo com pesquisas de historiadores, os chineses criaram, há 3000 anos antes de Cristo, um instrumento composto por tubos montados sobre um corpo oco que produzia sons a partir do sopro. Esse instrumento, conhecido como SHENG, é considerado o percursos do acordeon moderno.


Um fato interessante encontrado em muitos livros de história chinesa é que há cerca de 3000 anos a. C o legendário "Imperador Amarelo", Huang Ti, ordenou que o estudante, Ling Lun, fosse para o lado oeste de seu território para encontrar uma maneira de de reproduzir o canto da Fênix. Ling Lun retornou com o Sheng (ou Cheng) nas mãos.


A partir do princípio de funcionamento do sheng, em 1821, dois estudiosos da música, Haeckel (Austríaco) e Bushmann (Alemão),  criaram instrumentos compostos por palhetas livres que vibravam de acordo com a passagem do ar. Um ano depois, Bushmann acrescentou um fole para fazer a função do sopro e botões para ativar as notas musicais. Foi aí que o aspecto do instrumento ficou mais próximo do que mais tarde se tornaria o acordeon. 
Em 1829, Cyrillus Demian, austríaco, construtor de instrumentos, adicionou botões que ativassem acordes no lado esquerdo do instrumento (baixos), patenteando o instrumento com o nome de Acordeão (devido aos acordes dos baixos). 


Paralelamente a isso, no mesmo ano, o sir. Charles Wheatstone patenteou a concertina. Esse instrumento possuía muito mais recursos e uma aparência bem aprimorada. 

A partir desse momento, o acordeon (ou concertina) começou a se difundi pela Europa. Na Itália e na França, muitas empresas fabricantes do instrumento foram fundadas. Cada uma delas o aprimoraram  de uma forma, tornando-o um instrumento universalmente conhecido e muito mais prático para se tocar do que o acordeon criado por Demian. Com isso, veio o teclado padrão de piano e a variedade de timbres num mesmo instrumento. Isso enriqueceu muito o acordeon, tornando-o um instrumento que caracteriza a cultura de muitos países europeus.


Fique ligado nas próximas postagens. Iniciaremos o estudo do acordeon em breve!!!!

Att, Dener Satana

Nenhum comentário:

Postar um comentário