domingo, 31 de março de 2013

Conhecendo o Acordeon

É interessante que saibamos quais as partes do nosso instrumento e quais as funções da mesma. Isso irá nos ajudar aproveitar o máximo de recursos que o acordeon nos dispõe.

O teclado

O teclado do acordeon segue o modelo do piano. É nessa parte do instrumento que, geralmente, são feitas as melodias (a parte "cantada" ou solo da musica) e as harmonias (os acordes da música). Num acordeon de 120 baixos, que será o nosso modelo ilustrativo nas aulas, temos 41 teclas.

  

Os registros (Timbres)

Geralmente, os acordeons de 120 baixos possuem ao menos 3 registros ou 3 timbres diferentes. Esses três registros, quando somados, resultam na sonoridade tradicional do acordeon. e podem ser combinados entre si para resultar numa outra sonoridade, diversificando os recursos sonoros do instrumento.


O acordeon acima possui três botões sobrepostos às teclas, sendo um branco no meio e dois pretos, um em cada lado. Esses são os registros do acordeon. Nesse caso, ele possui três sonoridades diferentes combinadas, sendo que o registro do meio (branco) é a soma de todas os timbres e por isso se chama MASTER.

Palhetas e Vozes (internas)

O acordeon é um instrumento que funciona através da passagem do ar pelas vozes de aço. A vibração dessas vozes de aço produz o som.


Mas, para que cada voz soar no momento em que cada nota for pressionada é preciso ter palhetas que funcionaram como válvulas. Essas válvulas permitiram o ar passar para fazer a voz vibrar e produzir o som, quando a nota for tocada. Veja um acordeon ainda sendo montado:


As palhetas mantêm os "furinhos" bloqueados, impedindo que o ar passe por eles. Ao tocar uma nota, a tecla ativa a palheta que abre espaço para o ar passar.

O castelo de vozes

As vozes do acordeon são montadas no que chamamos de Castelo de Vozes ou Pente de Vozes. É um aparato de madeira que parece uma gaita de boca, porém tem dimensões bem maiores:


Esses castelos mantêm as vozes bem posicionadas para que as teclas ativem cada uma isoladamente.

O Fole

O acordeon é um instrumento que funciona basicamente através da pressão de ar que o fole exerce sobre as vozes. Logo, o fole do acordeon é o pulmão do instrumento.

 
Os baixos

Os baixos do acordeon, assim como as teclas, possuem o mecanismo de ativar palhetas que permitiram a passagem do ar quando tocados. Geralmente, são utilizados para fazer a marcação das músicas e a parte harmônica.



O Botão de Escape de Ar

O botão de escape fica ao alcance da mão esquerda, do lado dos baixos. É um ativador da válvula que permite esvaziar ou encher o fole sem que nenhuma nota seja tocada. Fica localizada atrás dos baixos. (Veja o botãozinho azul):



As correias

O acordeon possui três correias. Duas ficam presas acima da caixa acústica das teclas:


Essas são as que mantêm o instrumento preso ao nosso corpo.
Temos a outra correia que fica na parte dos baixos e também e fundamental, já que ela é o apoio para abrir e fechar o fole, bem como posicionar a mão nos baixos.



Fiquem atentos às novas postagens!

Em breve estaremos com o blog 100% de novo!



5 comentários:

  1. gostaria de saber qual sequencia de notas no castelo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depende de acordeon para acordeon. Se é em 2ª, 3ª ou 4ª de voz no teclado e 4ª ou 5ª de voz nos baixos. Visite meu blog www.recantodasgaitas.blogspot.com. La tem toda historia do acordeon, desde a invencao do Chen pelos chineses a 3000 anos atras.

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir