domingo, 31 de março de 2013

Noções Básicas de Musica: Aula 1 (Notas e Escala)

Olá, pessoal!!


Agora vamos iniciar o estudo do acordeon de maneira simples e interativa. Vocês poderão postar suas criticas, elogios e sugestões, ao final de cada postagem. Lembrando que o método de ensino e os termos utilizados podem não estar no mesmo padrão dos outros instrutores.

Notas

Existem 12 notas musicais. Cada uma dessas notas produzem uma sonoridade totalmente diferente das outras, sendo que, a partir da 13ª nota, elas se repetem na mesma sequência. No teclado do seu instrumento, seja ele um acordeon, um sintetizador ou um piano, as notas estão organizadas num padrão universal. Dessa forma fica mais fácil de identificarmos cada uma delas. Veja as notas existentes:


Você deve ter se perguntado: Porque as notas pretas têm dois nomes?? 
Veja só: quando uma nota tem "#" depois do nome, ela se chama sustenido. Exemplo: Ré# (Ré sustenido). Quando a nota tem "b" depois do nome, ela passa a se chamar bemol. Exemplo: Sol b (Sol bemol).

O que diferencia o nome da nota, isto é, o que caracteriza a nota como sustenido ou bemol é a sequência que você está tocando. Por exemplo: quando você toca no sentido de DÓ ==> RÉ ==> MI ==> FÁ ==> SOL ==> LÁ ==> SI, as notas pretas são chamadas de SUSTENIDAS, pois você está tocando as notas de forma ASCENDENTE. Quando você toca no sentido de Si, lá, sol, fá, mi, ré, dó, as notas pretas são chamadas de BEMOL, pois, você está tocando-as de forma DESCENDENTE.

Escalas

As escalas são as sequências de notas que citamos acima. Numa escala, cada nota representa um grau, sendo que a nota que dá nome à escala é a tônica ou 1º grau. 

A maior escala é a cromática, já que ela possui todas as notas possíveis de Dó a Si. Sendo assim, ela possui 12 graus. A partir do 13º grau, a escala cromática se repete.

Um outro tipo de escala simples é a ESCALA MAIOR (NATURAL). A escala de DÓ é a mais simples de todas as escalas, num instrumento de teclas, já que só possui notas brancas. A escala de Dó é:

     1º     2º     3º     4º     5º     6º     7º    
    Dó   Ré    Mi    Fá    Sol   Lá    Si    

A partir do oitavo grau, as notas se repetem. Logo, o oitavo grau é o primeiro grau.

Nenhum comentário:

Postar um comentário